domingo, 15 de novembro de 2015

1° ANO - QUARTO BIMESTRE - PROJETO GENOMA HUMANO


 
O  genoma  é  o  conjunto  completo  de  cromossomas  existentes  num organismo,  é  o  código  genético  do  homem  ou  da espécie,  ou  seja,  o  conjunto  dos  genes  onde  está  toda  a  informação  para  a  construção e  funcionamento  do  organismo.  O  código  está  dentro  de  cada  uma  das  nossas  células. Dentro  do  genoma  humano  está  toda  a  informação  que  permite  construir  e  fazer funcionar  um  organismo. Sequenciar  e  mapear  todos  os  genes  dos  seres  humanos,  que  no  seu conjunto  é  conhecido  como  genoma,  foi  o  objetivo  do  “Projeto  Genoma humano”.
Identificar  o  genoma  humano  possibilita  o  conhecimento  da  causa  da maioria  das  doenças.  Assim,  muitas  delas  podem  ser  diagnosticadas  ou  curadas. Também  se  pode  prevenir  o  risco  das  doenças  se  manifestarem  em  determinadas pessoas.
O projeto  genoma  têm sido  objeto  de  inúmeras  discussões  éticas. A grande  questão  que  se  coloca  é:  seremos  capazes  de lidar  com  o  conhecimento  do  nosso  ser?   por  exemplo,  o  estudo  dos  genes  da “inteligência”,  dos  “neuróticos”.  Para a  identificação  de  portadores de doenças genéticas  com  risco  de  virem  a  ter  filhos afetados,  diagnóstico  pré-natal  e  futuros  tratamentos. A  questão  ética  que  se  coloca  é:   vale  a  pena  saber  de  antemão  que  vamos ter  uma  doença  grave a  qual  não  existe  cura?  

CARIÓTIPO
O cariótipo  representa  o  número  total  de  cromossomas  de  uma célula  do  corpo  e  é  caracterizado  pelo  número,  tamanho  e  forma  desses  mesmos cromossomas, que são  identificados,  diferenciados e classificados  quanto  ao  tamanho  e  localização  do  centrômero.
Na  espécie  humana  existem  23  pares  de  cromossomas. Os  cromossomas  do  par 23,  são  cromossomas  sexuais,  são  idênticos  na  mulher  (XX)  e  diferentes  no  homem (XY). O  cariótipo  humano  pode  alterar-se  no  caso  de  algumas  doenças  como  o  câncer  e a  Síndrome  de  Down. O portador da  Síndrome  de  DOWN apresenta no  cariótipo    trissomia  do  cromossomo  21. O Cariótipo da Síndrome  de  KLINEFELTER  (47,  XXY)  possui  todos  os  grupos  de  cromossomos,  porém  apresenta  dois cromossomos  X  e  um  cromossomo  Y. O cariótipo da Síndrome  de  TUNER  (45,  X0)  possui  todos  os  cromossomos, sendo  que  os  sexuais,  haverá  apenas  1  cromossomo  X.

BIODIVERSIDADE: A arte de ser diferente

Biodiversidade é   a  variedade  de  espécies  de todos  os  seres  vivos  de  determindado  lugar.  Cada  espécie está  adaptada  ao  seu  ambiente  e  todos  os  seres  vivos  atuais  descendem  de  outros  que foram  capazes  de  sobreviver  até  a  época  da  reprodução  e  de  produzir  descendentes. Nesse  sentido,  devemos  entender  que  tanto  a  espécie  humana,  quanto  uma  bactéria sofreram  adaptações  favoráveis  que  lhes  permitiram  continuar  a  viver  na  Terra.   A  grande  diversidade  de  espécies  é  consequência  das  modificações  que  os seres  vivos  vêm  sofrendo  ao  longo  dos  tempos.  As  espécies  se  alteram  lentamente, durante  períodos  de  tempos  muito  longos,  originando  outras  diferentes.  Esse  processo de  formação  de  novas  espécies  denominado  especiação,  faz parte  do  processo  da  evolução.  A  evolução  resulta  da  adaptação  dos  organismos  ao ambiente,  o  que  lhes  garante  a  sobrevivência  e  a  reprodução.
Os  cientistas  organizaram  os  seres  vivos  para  facilitar  o  estudo  e  para estabelecer  a  filogênese  (filo=  raça,  gênese=origem)  ou  filogenia,  isto  é,  a  possível sequência  em  que  os  seres  vivos  surgiram,  tentando  mostrar  a  história  evolutiva  de cada  grupo. As  relações  filogenéticas  entre  grupos  de  seres  vivos  são  apresentadas  na forma  de  árvores  filogenéticas  ou  cladogramas  (do  grego,  clados=  ramo). Que  na  árvore  as  bifurcações  (chamadas  nós)  indicam  espécies ancestrais  que  originaram,  por  evolução,  outras  espécies.  As  espécies  atuais  ficam  na ponta  dos  ramos.  Por  exemplo,  o  ser  humano  e  os  chimpanzés  teriam  surgido  de  um ancestral  comum  exclusivo    cerca  de  5  milhões  de  anos. Desse  modo,  é  possível  descobrir  o  grau  de  parentesco  evolutivo  entre  diversos grupos  de  seres  vivos.  Para  isso,  os  cientistas  analisaram  semelhanças  e  diferenças  no desenvolvimento  embrionário,  na  estrutura  celular  e bioquímica,  a  anatomia  e  na  fisiologia  de  seres  vivos  atuais  ou  extintos  (por  meio  dos fósseis).  Quanto  maior  a  semelhança  entre  dois grupos,  maior  seu  grau  de  parentesco,  isto  é,  mais  próxima  a  sua  origem  evolutiva  ou menor  o  tempo  em  que  ambos  divergiram  de  um  ancestral  comum. O  primeiro  cientista  a  organizar  e  descrever  os  seres  vivos  para  estudo  foi  o médico  sueco  Carl  Von  Linné  (1707-  1778).    Até  recentemente,  todos  os  organismos estariam  agrupados  em  animais  e  plantas.  Para  ordenar  a  distribuição  dos  seres  vivos, Linneu  propôs  encaixá-los  em  diversas  categorias  que  obedeciam  a  seguinte  ordem  de abrangência:  reino,  filo,  classe,  ordem,  família,  gênero  e  espécie.  Para  que  a classificação  fosse  uniforme,  foi  convencionada  entre  os  cientistas  do  mundo  inteiro uma  série  de  regras  de  classificação  para  dar  nomes  a  espécies  descobertas.  Em  1969, o  cientista  Robert  Whittaker  agrupou  os  seres  vivos  em  cinco  reinos,  com  base  na organização  celular  e  no  tipo  de  nutrição:  Reino  Monera (bactérias  e  algas  cianofíceas);  reino  protista  (protozoários,  algas  unicelulares  e pluricelulares),  reino  metaphyta  ou  plantae;  reino  animalia  ou  metazoa;  reino  fungi.   

ADAPTAÇÕES: Os Desafios da  Vida

Os  seres  vivos  estão  distribuídos  em  todos  os  ecossistemas,  de  acordo  com  as adaptações  e  estratégias  de  sobrevivência  dos  organismos. Assim,  podemos  encontrar  vida  desde  o  Pólo  Ártico  ao  deserto  do  Atacama,  no Chile  bem  como,  em  condições  extremas  de  altas  temperaturas,  como  nos  vulcões  e   nos  mares  com  altas  concentrações  de  sal. As  variações  dos  fatores  ambientais  como  a  luz,  temperatura,  pressão  vão influenciar  na  distribuição  dos  seres  vivos  nos  biociclos,  que  podemos  dividir  em  três: marinhos, dulcícola    ou  de  água  doce,  rios, cachoeiras  e  terrestres.
A adaptação  biológica  é a adaptação  do indivíduo, a capacidade  que  todo  o  ser  vivo  tem de  se  ajustar  ao  ambiente,  como  as respostas  fisiológicas  do  indivíduo  às  variações  ambientais,  cuja  função  biológica  é manter  a  estabilidade  de  todo  o  organismo  (Homeostase).  Em  contrapartida,  a Adaptação  da  Espécie  ou  Adaptação  Evolutiva,  ocorre  quando  a  população  sofre transformações  ao  longo  das  sucessivas  gerações  devido  à  seleção  natural  dos indivíduos  mais  bem  “equipados”  para  explorar  os  recursos  ambientais    e  para  obter parceiros  reprodutivos. Entre  os  seres  vivos  e  o  meio  em  que  vivem    um  ajuste, uma  harmonia  fundamental  para  a  sobrevivência.

1.Examine a árvore filogenética a seguir:
Esperamos encontrar maior semelhança entre genes de:
a) Bactéria e protozoário;   b) Peixe e baleia;   c) Baleia e pássaro;   d) Estrela-do-mar e ostra;   e) Ostra e coral.

2.Marque V ou F
(   ) As categorias taxonômicas são em ordem hierárquica: Reino, Filo, Família, Ordem, Classe, Gênero e Espécie;
(    )Os seres vivos estão distribuídos nos reinos: Monera, Protista, Fungi, Metaphyta (Plantae) e Metazoa (Animália);
(     )As regras de nomenclatura garantem uma única linguagem universal da informação biológica;
(   )O processo de identificação de um ser vivo consiste em estabelecer uma correlação entre o objeto da identificação e aquele que já foi classificado, definindo assim seu nome científico.
(    ) a especiação ocorre quando a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita em virtude do isolamento geográfico das mesmas.

3.Que características os Mandacarus apresentam, que os tornam bem adaptados aos climas secos?

GABARITO:  1.C; 2. F, V, V, V, V.
3. O fato de não possuir folhas, o que faz com que o vegetal não perca agua ao transpirar e o fato da planta armazenar água no seu interior.

Pesquisa do bimestre: Vale 3 pontos, em dupla, manuscrito, com capa, referências e conclusão. Entregar junto com a prova
Tema:  Avaliando a adaptação de um ser vivo.
Escolha um animal ou planta e pesquise sobre suas características, seus comportamentos, sobre o ambiente em que vive e do que precisa para sobreviver. No final faça uma conclusão avaliando se o ser vivo está bem adaptado ao ambiente e  que tipos de mudanças no ambiente poderiam afetar a vida do ser que você está pesquisando.

Recuperação - Pesquisa sobre: A evolução da espécie humana. No final responde e explicar com argumentos a pergunta: O homem veio do macaco?
Manuscrito, com capa, referências e conclusão. Entregar junto com a prova

Nenhum comentário:

Postar um comentário