segunda-feira, 1 de junho de 2015

2° ANO- Questões do ENEM com gabarito - Mecanismos biofísicos e bioquímicos



1-      O milho-verde recém-colhido tem um sabor adocicado. Já o milho-verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, não é mais tão doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsáveis pelo sabor adocicado são convertidos em amido nas primeiras 24 horas. Para preservar o sabor do milho-verde pode-se usar o seguinte procedimento em três etapas:
1°) descascar e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos;
2°) resfriá-las em água corrente;
3°) conservá-las na geladeira. A preservação do sabor original do milho-verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento:

a) O choque térmico converte as proteínas do milho em amido até a saturação; este ocupa o lugar do amido que seria formado espontaneamente.
b) A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a difusão de oxigênio e a oxidação da glicose.
c) As enzimas responsáveis pela conversão desses carboidratos em amido são desnaturadas pelo tratamento com água quente.
d) Microrganismos que, ao retirarem nutrientes dos grãos, convertem esses carboidratos em amido são destruídos pelo aquecimento.
e) O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.

2-      A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38, milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelointestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente enrgéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contraindicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarreias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois:

a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.
b) a ausência de lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.
c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.
d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.
e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

3-      Sobre um carboidrato essencial à sobrevivência de pessoas e outros seres vivos, é possível afirmar que:
4-       
a) a fórmula química desse carboidrato é: C8H12O8.
b) os seres humanos obtêm esse carboidrato pela alimentação e, em condições normais, o excretam principalmente pela urina.
c) as plantas, algas e certas bactérias podem produzir esse carboidrato. Para isso, precisam apenas da água e dos sais minerais que absorvem do solo.
d) baixas taxas desse carboidrato no sangue humano caracterizam uma doença chamada diabetes.
e) glicogênio, amido e celulose são exemplos de grandes moléculas formadas por centenas de unidades desse carboidrato.

5-      Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimiza a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na
figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.

Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

6-      A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e) Retículo endoplasmático.


GABARITO



1-Alternativa c
a) ERRADA: o amido é um polissacarídeo, não podendo ser originado a partir de proteínas do milho.
b) ERRADA: a reação de oxidação quebraria as moléculas de glicose. O amido é um polímero formado por diversas glicoses, e sua formação seria favorecida com a redução da oxidação da glicose.
c) CERTA: a temperatura elevada da água fervente desnatura as enzimas que convertem glicose em amido, fazendo com que elas percam sua função e a reação não ocorra mais.
d) ERRADA: não são microrganismos que convertem carboidratos em amido.
e) ERRADA: o aquecimento altera somente a temperatura dos grãos de milho.

2-Alternativa e
a) ERRADA: as vitaminas não possuem valor energético.
b) ERRADA: as vitaminas participam de vários processos metabólicos nas células e sua absorção é essencial à manutenção do organismo.
c) ERRADA: não há reação das vitaminas com o remédio.
d) ERRADA: as lipases atuam apenas sobre os lipídios.
e) CERTA: vitaminas lipossolúveis são aquelas solúveis em lipídios, e a não absorção dessas moléculas afeta também a absorção das vitaminas.

3-Alternativa e
a) ERRADA: a fórmula da glicose é C6H12O6. Esses números são obtidos contando-se na própria fórmula quantos átomos de cada elemento químico existem na representação da molécula.
b) ERRADA: em condições normais, a glicose não é excretada pela urina, onde sua presença indica diabetes. A glicose é uma molécula altamente energética, obtida nos alimentos, e não é desperdiçada pelo corpo humano em uma situação normal.
c) ERRADA: é correto afirmar que plantas, algas e certas bactérias produzem a glicose, uma vez que ela é o produto da fotossíntese e esses seres são fotossintetizantes. No entanto, no processo da fotossíntese é necessária também a presença da luz e do gás carbônico, além da água.
d) ERRADA: a diabetes é caracterizada por altas taxas de glicose no sangue. A diabetes pode ser causada por falta de insulina ou por menor sensibilidade nos receptores de glicose nas células.
e) CERTA: as moléculas de glicose que não são imediatamente utilizadas no metabolismo são armazenadas sob a forma de moléculas maiores e mais estáveis, o glicogênio, nos animais; ou o amido e a celulose, nas plantas.

4-Alternativa a
a) CERTA: a linhagem I possui maior quantidade de complexo golgiense que as demais, apresentando, portanto, maior atividade secretória.
b) ERRADA: a linhagem II apresenta complexo golgiense em menor quantidade que a I.
c) ERRADA: embora o complexo golgiense seja sua organela mais representativa, a linhagem III apresenta menor quantidade que a I, apresentando, portanto, menor atividade secretória que a última.
d) ERRADA: a organela mais representativa na linhagem IV é o retículo endoplasmático, responsável pela produção de substâncias, mas não por sua secreção.
e) ERRADA: a linhagem V apresenta maior quantidade de mitocôndrias — relacionadas à produção de energia — e de retículo endoplasmático que de complexo golgiense.

5-Alternativa  b
Dentre a listagem de organelas, a única que contém  DNA é a mitocôndria. A presença do DNA é fundamental para a produção de proteínas, já que essas são sintetizadas a partir de um RNA, e esse por sua vez é oriundo do DNA.

6-Alternativa c
Se um microrganismo morre por desidratação é porque ele perde água para o meio (carne salgada). Quando isso acontece diz-se que o meio é HIPERTÔNICO, ou seja, o meio é mais concentrado que o microrganismo. Isso se deve à alta concentração de sal na carne.

Meio ipotônico- menos concentrado, isotônico- concentrações iguais, hipertônico- mais concentrado